Para um crescimento e desenvolvimento saudável, é necessário que o sistema imunológico da criança esteja sempre em alerta para combater as doenças.
Crianças doentes, perdem o apetite e reduzem a ingestão de alimentos, o que compromete a sua nutrição e posteriormente impacta no crescimento da criança.
Há várias maneiras de evitarmos algumas doenças, como manter uma alimentação balanceada, higiene adequada, lavagem de mãos recorrente, evitar exposições desnecessárias das crianças pequenas a ambientes fechados e aglomerados, além das vacinas.
Existem doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, etc.
As doenças virais, como a gripe, o Sarampo, a Poliomielite, etc., não têm tratamento, apenas alívio dos sintomas, deixando a defesa contra esses agentes apenas para o sistema imunológico do indivíduo.
Algumas doenças bacterianas, como a meningite, apesar de terem tratamento com antibióticos, são de difícil diagnóstico, rápida progressão e podem levar à morte ou deixar sequelas irreversíveis.
Por isso a importância das vacinas, que previnem doenças potencialmente fatais, ou que frequentemente podem complicar com gravidade.
Existem dois tipos de calendário vacinal: o calendário básico do Ministério da Saúde (SUS) e o da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que é o mais completo e só se encontra em clínicas particulares de vacinas.
Agende sua consulta e saiba mais sobre as vacinas ofertadas no SUS e na rede particular e quais as diferenças entre elas.